Academia de Líderes Ubuntu

É com enorme satisfação que anunciamos que o Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira (AEBBVA) iniciou o Programa Escolas Ubuntu, que tem como objectivo principal o desenvolvimento de competências socio-emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço.

O conceito “UBUNTU” significa “eu sou porque tu és, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”, visando uma educação para a cidadania que valoriza três eixos: a ética do cuidado (saber cuidar de si, dos outros, da comunidade e do planeta), a liderança servidora (atenção ao serviço e ao bem comum) e a capacidade de construir pontes (atitude essencial num mundo polarizado e fraturado).

Estamos neste momento a seleccionar os primeiros 25 alunos que participarão na primeira semana Ubuntu, que ao longo do ano lectivo se replicará por outros alunos, outras semanas e clubes.

A equipa de formadores que levará a cabo o início desta aventura será constituída pelos seguintes professores e técnicos: João Mendes, Hermínia Silva, Flávia Silva, Eunice Lopes, Flávio Santos e Mónica Santos.