Eco-Cozinheiros | Finais Nacionais 2023

Os alunos Ana Luiza Santos Correa, Filipe Miguel Batista David, Grazielly Magalhães de Silva e Soraia Sofia Carrapiço da turma CEF RB2, orientados pelo professor Pedro Gavinhos e com o apoio da aluna Letícia Pontes e da professora Sofia Barbosa, estão de parabéns pois ficaram em 3º lugar nas Provas Finais Eco-Cozinheiros | 3º Escalão 22/23, que se realizaram no passado dia 18 de abril na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Numa primeira fase realizaram-se duas Provas Regionais de seleção (para o 2º e 3º escalão), na Escola Infante D. Henrique, no Porto, no dia 16 de março e na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a 23 de março. As melhores equipas de cada escalão/categoria, foram apuradas para as Finais. A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste recebeu as equipas finalistas do 2º e 3º Escalão, no dia 18 de abril.

Vencedores Eco-Cozinheiros do 3º Escalão

1º Lugar
Nova Medical School

2º Lugar
Universidade Sénior de Rio Tinto

3º Lugar
Escola Secundária da Baixa da Banheira

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável (ASS), lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE e apoiado pela Jerónimo Martins, concretiza-se através de um conjunto de atividades, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para uma maior sensibilização acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável de forma a que estes se tornem mais recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

Os Eco-Cozinheiros, uma das atividades deste projeto, tem como objetivo primordial, incentivar as crianças e jovens a confecionarem refeições, saudáveis e sustentáveis, exequíveis em cantinas escolares. No entanto, antes de chegarem a esta etapa, as escolas criam e enviam para seleção as suas Eco-Ementas. As melhores são apuradas e convidadas a integrar as provas ao vivo dos Eco-Cozinheiros, em que os alunos, cozinham ao vivo as ementas propostas.

Parabéns aos vencedores, foi uma conquista que se deveu ao seu comprometimento, dedicação e empenho! Agradecemos também à Câmara Municipal da Moita pelo apoio no transporte nos dois dias das provas.

A Coordenação