EXAMES 2021

Informação n.º 16 – 30 de julho

Pedidos de consulta de prova

O requerimento para consulta da prova é feito através do Modelo 09/JNE em formato pdf editável; deve ser descarregado, preenchido e enviado para o email diretor@esbb.pt pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao Diretor do Agrupamento.

O requerimento é enviado/apresentado, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, servindo este de recibo a devolver ao requerente.

Realização da consulta

No prazo máximo de um dia útil, após o prazo referido no número anterior, serão facultadas aos candidatos as cópias da prova realizada, incluindo o documento de classificação de itens de prova, se aplicável, em suporte digital (formato pdf) ou em suporte papel, mediante o pagamento de encargos que deverão estar em linha com outros habitualmente praticados.

A consulta do original da prova só pode ser efetuada na presença de um membro da Direção ou da Coordenadora do secretariado de exames.

Pedido de reapreciação

Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital e enviados para o email diretor@esbb.pt para serem posteriormente impressos e assinados para apresentação na escola.

O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes à consulta da prova através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.

A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento.

O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.

Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.

Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.


Informação n.º 15 – 1 de julho

Antes de se dirigir à escola para a realização das suas provas, deve ler a síntese com as informações mais importantes da Norma 02 emanada pelo Júri Nacional de Exames.


Informação n.º 14 – 1 de julho

Mensagem do Júri Nacional de Exames

Considerando o atual contexto de pandemia e a evolução da situação epidemiológica em Portugal, vem o Júri Nacional de Exames (JNE) informar que os alunos que faltarem à 1.ª fase das provas e exames finais nacionais por se encontrarem em isolamento profilático/vigilância ativa/doença ativa, por determinação da Autoridade de Saúde, devido a infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, para a realização de provas e exames finais nacionais na 2.ª fase, deverão apresentar ao diretor da escola, dentro do prazo previsto no n.º 3 do art.º 16.º do Despacho Normativo n.º 10-A/2021, de 22 de março, um comprovativo de obrigatoriedade do confinamento.

Posteriormente, o diretor da escola submete na plataforma eletrónica do Júri Nacional de Exames “Autorização para a realização de provas e exames do ensino secundário na 2.ª fase” toda a documentação prevista no n.º 6 do artigo 16.º do Despacho Normativo supramencionado. 

Relativamente ao despacho de autorização de ida à 2.ª fase de exames como se da 1.ª fase se tratasse, esta é matéria da responsabilidade da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), pelo que se aguarda ainda uma decisão deste organismo.


Informação n.º 13 (26 de maio)

Informamos os candidatos que, de acordo com a Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, e o Despacho Normativo n.º 14-A, de 26 de maio, estabelece-se um processo de inscrição extraordinário.

Assim, a plataforma PIEPE reabriu e até dia 31 de maio permitirá a inscrição também para efeitos de:

  • melhoria de nota da classificação de prova de ingresso já realizada;
  • melhoria de nota da classificação final da disciplina.

Informação n.º 12 (6 de abril)

A Deliberação n.º 336-A/2021 de 5 de abril da CNAE fixa os pré-requisitos exigidos por alguns cursos na candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2021-2021.


Informação n.º 11 (01 de abril)

Para assegurar o preenchimento da sua inscrição nas provas na PIEPE, deve ler com atenção este documento.


Informação n.º 10 (26 de março)

O candidato apenas pretende a ficha ENES. Como proceder?

O aluno que obteve mais de 95 pontos em provas de acesso em 2018/2019 ou em 2019/2020, que não pretende realizar exames no presente ano letivo mas que necessita da Ficha ENES 2021, necessária à candidatura ao ensino superior, tem de proceder, obrigatoriamente, à inscrição online na PIEPE, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição. Siga o link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login


Informação n.º 9 (26 de março)

A DGE esclarece algumas questões referentes à sua inscrição online nos exames em https://www.dge.mec.pt/perguntas-frequentes-plataforma-de-inscricao-eletronica-piepe


Informação n.º 8 (26 de março)

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) disponibiliza várias informações importantes em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/guia-geral-de-exames-2021


Informação n.º 7 (26 de março)

A Direção-Geral de Educação remeteu para as escolas o ofício-circular com as orientações relativas ao tipo de calculadoras a utilizar no Ensino Secundário, mais concretamente nos exames finais nacionais de Economia A, Física e Química A, Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2020-2021. Poderá consultá-lo aqui.

Os candidatos a exame que possuam um modelo de máquina suscetível de levantar dúvidas deverão, até 31 de maio, impreterivelmente, pedir na Escola onde se inscrevem a confirmação da possibilidade de utilizar a mesma no EXAME. Compete à escola verificar se as caraterísticas das máquinas apresentadas pelos alunos estão de acordo com as normas definidas no presente ofício-circular, podendo para isso consultar os sites das marcas respetivas, e/ou os contactos aí referidos para os devidos esclarecimentos.


Informação n.º 6 (23 de março)

Tal como se encontra indicado no artigo 5.º do Despacho Normativo n.º 10-A/2021, as inscrições para as provas são realizadas exclusivamente online em https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login

Se o/a candidato/a não tiver cartão de cidadão português, deve solicitar a atribuição de um número interno de identificação na escola em que pretende realizar as suas provas.


Informação n.º 5 (23 de março)

Foi publicado o Despacho Normativo n.º 10-A/2021 que determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2020/2021.


Informação n.º 4 (18 de março)

O calendário escolar onde consta também o calendário de exames - Despacho n.º 1689-A/2021 - foi retificado pela Declaração de Retificação n.º 208.


Informação n.º 3 (13 de março)

Na reunião do Conselho de Ministros de 11 de março de 2021, foram estabelecidas as medidas extraordinárias relativas a avaliação externa e conclusão de ciclos e níveis de ensino, destacando-se as seguintes informações:

  • o cancelamento das provas de aferição e das provas finais de ciclo do 9.º ano;
  • a conclusão do ensino secundário e o acesso ao ensino superior são feitos exatamente nos mesmos termos do ano letivo passado:
    • a conclusão e certificação dos alunos dos cursos científico-humanísticos é feita tendo em conta exclusivamente a classificação interna das diferentes disciplinas, isto é, não dependem dos exames nacionais;
    • a inscrição nas provas dos exames nacionais é obrigatória apenas para os alunos que necessitem de as realizar enquanto provas de ingresso, aquelas que são exigidas pelas instituições de ensino superior.

Informação n.º 2 (13 de março)

Devido ao estado pandémico, o calendário escolar inicial 2020/2021 foi alterado pelo Despacho n.º 1689-A/2021 levando à alteração também do calendário de realização das provas de exame nacional.

Poderá aceder ao Despacho aqui.


Informação n.º 1 (13 de março)

Caso pretenda aceder às Informações-Prova 2020/2021 das provas de avaliação externa disponibilizadas pelo IAVE, deverá seguir este link.