EXAMES 2021


Informação n.º 13 (26 de maio)

Informamos os candidatos que, de acordo com a Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, e o Despacho Normativo n.º 14-A, de 26 de maio, estabelece-se um processo de inscrição extraordinário.

Assim, a plataforma PIEPE reabriu e até dia 31 de maio permitirá a inscrição também para efeitos de:

  • melhoria de nota da classificação de prova de ingresso já realizada;
  • melhoria de nota da classificação final da disciplina.

Informação n.º 12 (6 de abril)

A Deliberação n.º 336-A/2021 de 5 de abril da CNAE fixa os pré-requisitos exigidos por alguns cursos na candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2021-2021.


Informação n.º 11 (01 de abril)

Para assegurar o preenchimento da sua inscrição nas provas na PIEPE, deve ler com atenção este documento.


Informação n.º 10 (26 de março)

O candidato apenas pretende a ficha ENES. Como proceder?

O aluno que obteve mais de 95 pontos em provas de acesso em 2018/2019 ou em 2019/2020, que não pretende realizar exames no presente ano letivo mas que necessita da Ficha ENES 2021, necessária à candidatura ao ensino superior, tem de proceder, obrigatoriamente, à inscrição online na PIEPE, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição. Siga o link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login


Informação n.º 9 (26 de março)

A DGE esclarece algumas questões referentes à sua inscrição online nos exames em https://www.dge.mec.pt/perguntas-frequentes-plataforma-de-inscricao-eletronica-piepe


Informação n.º 8 (26 de março)

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) disponibiliza várias informações importantes em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/guia-geral-de-exames-2021


Informação n.º 7 (26 de março)

A Direção-Geral de Educação remeteu para as escolas o ofício-circular com as orientações relativas ao tipo de calculadoras a utilizar no Ensino Secundário, mais concretamente nos exames finais nacionais de Economia A, Física e Química A, Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2020-2021. Poderá consultá-lo aqui.

Os candidatos a exame que possuam um modelo de máquina suscetível de levantar dúvidas deverão, até 31 de maio, impreterivelmente, pedir na Escola onde se inscrevem a confirmação da possibilidade de utilizar a mesma no EXAME. Compete à escola verificar se as caraterísticas das máquinas apresentadas pelos alunos estão de acordo com as normas definidas no presente ofício-circular, podendo para isso consultar os sites das marcas respetivas, e/ou os contactos aí referidos para os devidos esclarecimentos.


Informação n.º 6 (23 de março)

Tal como se encontra indicado no artigo 5.º do Despacho Normativo n.º 10-A/2021, as inscrições para as provas são realizadas exclusivamente online em https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login

Se o/a candidato/a não tiver cartão de cidadão português, deve solicitar a atribuição de um número interno de identificação na escola em que pretende realizar as suas provas.


Informação n.º 5 (23 de março)

Foi publicado o Despacho Normativo n.º 10-A/2021 que determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2020/2021.


Informação n.º 4 (18 de março)

O calendário escolar onde consta também o calendário de exames - Despacho n.º 1689-A/2021 - foi retificado pela Declaração de Retificação n.º 208.


Informação n.º 3 (13 de março)

Na reunião do Conselho de Ministros de 11 de março de 2021, foram estabelecidas as medidas extraordinárias relativas a avaliação externa e conclusão de ciclos e níveis de ensino, destacando-se as seguintes informações:

  • o cancelamento das provas de aferição e das provas finais de ciclo do 9.º ano;
  • a conclusão do ensino secundário e o acesso ao ensino superior são feitos exatamente nos mesmos termos do ano letivo passado:
    • a conclusão e certificação dos alunos dos cursos científico-humanísticos é feita tendo em conta exclusivamente a classificação interna das diferentes disciplinas, isto é, não dependem dos exames nacionais;
    • a inscrição nas provas dos exames nacionais é obrigatória apenas para os alunos que necessitem de as realizar enquanto provas de ingresso, aquelas que são exigidas pelas instituições de ensino superior.

Informação n.º 2 (13 de março)

Devido ao estado pandémico, o calendário escolar inicial 2020/2021 foi alterado pelo Despacho n.º 1689-A/2021 levando à alteração também do calendário de realização das provas de exame nacional.

Poderá aceder ao Despacho aqui.


Informação n.º 1 (13 de março)

Caso pretenda aceder às Informações-Prova 2020/2021 das provas de avaliação externa disponibilizadas pelo IAVE, deverá seguir este link.