GaME – Ganha a Melhor Escola – Duas escolas do concelho da Moita premiadas

O Vereador da Câmara Municipal da Moita e Presidente do Conselho de Administração (CA) da S.energia –  Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, Miguel Canudo, e a Vereadora com o pelouro da Educação, Vivina Nunes, entregaram, ontem, dia 10 de dezembro, ao grupo de sete alunos do 12ª ano e a dois professores – Abílio Neto e Maria Sofia Coelho – da Escola Secundária da Baixa da Banheira, o Prémio GaME – Ganha a Melhor Escola, no valor de 1000 euros, pelo 7º lugar nesta Competição. No Concelho da Moita, a outra escola premiada, em 8º lugar, foi a Escola Básica 2,3 do Vale da Amoreira, à qual o prémio será entregue no dia 13 de dezembro.

No total, participaram, nesta primeira edição da Competição GaME, 48 escolas de todo o País. Cada um dos 10 primeiros classificados recebe, agora, um prémio de 1000 euros em medidas de eficiência energética para a sua escola. No caso destas duas escolas do concelho da Moita, o valor reverte, em cada uma, para substituição de 222 lâmpadas por iluminação LED.

Financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) 2017-2018, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta competição é promovida pela S.Energia –  Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

José Manuel Lourenço, Diretor da Escola Secundária da Baixa da Banheira, referiu que esta iniciativa além de ter estimulado a participação de professores e alunos, permite “utilizar a energia de uma forma mais racional e eficiente”.

O Presidente do CA S.energia afirmou que, em resultado desta Competição, a escola tem agora “um caminho a percorrer” no sentido da eficiência energética. Miguel Canudo, que enalteceu o trabalho dos professores e alunos envolvidos, considera que, todos, “temos de continuar a arranjar melhores soluções para a defesa do ambiente”.

A Vereadora Vivina Nunes, responsável pela área da edução da Câmara Municipal da Moita, valorizou o facto de duas escolas do concelho e, designadamente, da freguesia do Vale da Amoreira, terem ficado nos 10 primeiros lugares, entre os 48 participantes a nível nacional.

A Medida GaME pretende envolver os alunos do ensino secundário e profissional na gestão de energia da sua escola, fornecendo ferramentas que lhes permitam realizar uma auditoria energética simplificada e acompanhar, em tempo real, os consumos energéticos do seu estabelecimento de ensino, criando e implementando medidas de melhoria no uso da energia da escola. Paralelamente, as escolas aderentes participaram na competição, que funciona por sistema de pontos, atribuídos a cada tarefa desenvolvida, premiando agora, no final, as 10 escolas melhores classificadas.

Na GaME, a utilização de um software com elementos característicos dos jogos envolveu e motivou os alunos na realização das várias tarefas mencionadas que conduzem a uma melhoria na gestão da energia na escola.

As escolas vencedoras foram escolhidas através da pontuação do Júri da Competição que avaliou a quantidade e qualidade do trabalho efetuado pelas equipas representantes de cada escola.

Para obter declarações, entrevistas ou qualquer outra informação adicional, contacte:

Gabinete de Informação e Relações Públicas

Câmara Municipal da Moita

Tlm: 912 214 692

T: 21 280 67 15

www.cm-moita.pt

www.facebook.com/cmmoita

www.instagram.com/municipiomoita