Projeto (Re)Começar.

No âmbito do Projeto (Re)começar, nos dias 24 e 31 de outubro, os alunos das turmas CEF do 3º ciclo, do 10º EACRB – cursos profissionais e do 11º VOCAS – curso vocacional secundário, acompanhados de alguns professores dos respetivos conselhos de turma, da técnica de serviço social do GAAF e da mediadora EPIS, estiveram na Escola Da Floresta, na Serra da Arrábida.

A iniciativa, realizada numa parceria estabelecida com a Questão de Equilíbrio e com o Dr. Ricardo Martinez, autor do Projeto Escola da Floresta: A Aventura da Aprendizagem, teve como objetivos a promoção da aquisição e desenvolvimento de comportamentos de cidadania; a clarificação do autoconceito; o fortalecimento da autoestima; o estabelecimento/fortalecimento de relações mais estreitas entre professores e alunos e a aquisição de conhecimentos fora da sala de aulas.

As atividades físico-pedagógico-terapêuticas de outdoor contemplavam a subida e a descida da serra e ainda a realização de escalada. Alunos, professores e técnicos vivenciaram assim uma experiência radical em que o espírito de interajuda e confiança no outro foram fundamentais para a ultrapassagem dos obstáculos que tiveram de enfrentar. No regresso, o empowerment era visível e testemunhado pelos diferentes participantes.